Novo concurso da PM terá 2,1 mil vagas com salário de R$ 2,4 mil
Com a conclusão de duas seleções, o Espírito Santo vai zerar o déficit no efetivo. De acordo com o comandante-geral da PM, coronel Ronalt William, a corporação terá cerca de 10,7 mil militares
VINÍCIUS VALFRÉ | vpereira@redegazeta.com.br

O edital será lançado enquanto ainda está em curso um processo de seleção anterior para preenchimento de 1,1 mil postos de soldado. O novo concurso para soldado da Polícia Militar seguirá os moldes do anterior. Será exigido dos candidatos o Ensino Médio completo. O salário é de aproximadamente R$ 2,4 mil.
Com a conclusão das duas seleções, o governo diz que vai zerar o déficit no efetivo. De acordo com o comandante-geral da PM, coronel Ronalt William, a corporação terá cerca de 10,7 mil militares.
"Hoje o déficit é de 2,7 mil homens. Este ano 300 policiais devem ir para a reserva e outros 200 no ano que vem. O cadastro de reserva vai servir para repor esse quantitativo. Fazendo isso e concluindo os dois concursos, até o final de 2014 o efetivo estará completo", disse o comandante.
O coronel informou que desde 2001 a Polícia Militar não tem seu efetivo completo, mesmo o número adequado e policiais sendo algo em torno de 7 mil. O governador Renato Casagrande (PSB) afirmou durante prestação de contas que ao fim da sua administração, em 2014, o Estado terá recorde de policias. "Teremos outra realidade no quantitativo da polícia. Chegaremos em 2014 com estrutura na polícia que nunca teve antes no Estado", frisou o governador.
O edital precisa passar ainda pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE) antes de ser publicado.
